>
Contatos:
(11) 4372-5436
Atendimento On-line
(11) 94736-1144 | Fábio
ID: 35*2*79607 | Fábio
>
ASFALTO ECOLÓGICO OU ASFALTO EMBORRACHADO
ASFALTO – BORRACHA
O asfalto-borracha ou asfalto-ecológico pode até parecer uma novidade em pavimentação, mas não é. Usado nos Estados Unidos há mais de 40 anos, ele só começou a ser visto no Brasil por volta do ano 2000, depois que a patente que protegia a tecnologia venceu. Foi o start para que a adição do pó extraído de pneus usados ao ligante asfáltico se tornasse praticável.
O material é caracterizado por mistura descontínua com ligante asfáltico modificado por borracha triturada de pneus e compactado a quente. "O asfalto-borracha tem maior aderência, o que ajuda a evitar derrapagens e reduz o spray causado pelos pneus em dias de chuvas”.
A ressalva é que esse tipo de pavimentação é cerca de 30% a 40% mais caro. "Se precisa de um processo industrial para adicionar a borracha que vai dar condição de melhor resistência ao impacto de tráfego e da intempérie é óbvio que fica mais caro".
DURABILIDADE
A adição de pó de borracha extraído de pneus velho ao ligante asfáltico aumenta a durabilidade do pavimento em até 40%.
A durabilidade varia de acordo com as condições da estrada, a temperatura e clima da região, assim como a intensidade do tráfego. "Em uma rodovia de alto tráfego com estrutura de pavimento robusta, o asfalto-borracha pode durar cinco anos, e em uma de baixo tráfego bem estruturada e com as mesmas condições climáticas pode durar 25, 30 anos
ECOLÓGICO
Na pavimentação de 1 km de rodovias com asfalto-borracha, a utiliza em torno 600 a 1000 pneus, e as vantagens de aumentar a estabilidade e prolongar a vida útil do pavimento.
Com a mistura do pó de borracha (que se assemelha a uma farinha preta), o ligante asfáltico fica mais viscoso, mais grosso, e precisa de uma temperatura maior para ficar líquido e se tornar trabalhável. Enquanto o asfalto convencional exige calor de 60º ou 70º, o asfalto-ecológico precisa de 170º ou até 180º, dependendo da quantidade de pó de borracha adicionado a ele. No final, nem se vê a borracha dissolvida. A última etapa é adicionar pedra ao ligante e aplicar na estrada.